• Resumo

    NANOTECHNOLOGY AS A PRIVILEGED EXAMPLE OF TECHNOLOGICAL INNOVATION: BUILDING FOUNDATIONS FOR THE DESIGN OF THE “QUADRUPLE HELIX”

    Data de publicação: 25/11/2014

    Um nanômetro é a bilionésima parte de um metro. É nesta ordem grandeza, variando de 1 a 100 nm (1 a 100 nanômetros), que a Revolução Científica está posicionada. Os resultados desta pesquisa partem de laboratórios até as indústrias, e transformam-se em produtos de diversos segmentos, para então, estarem disponíveis para o consumo. Assim, a nanotecnologia surge como o exemplo mais significativo de inovação dos últimos tempos, que promete transformar a vida das pessoas e é o cenário perfeito para criação de novos direitos. Este é o contexto em que o nascimento de um novo conceito de inovação é projetado, construído a através da combinação de quatro hélices: Universidade, Indústria, Estado e Direitos Humanos. É importante dar ao texto da Legislação de Inovação do Estado do Rio Grande do Sul um significado hermenêutico, utilizando o modelo legal que mais se aproxima da proposta da hélice quádrupla.

Novos Estudos Jurí­dicos

A revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ), Qualis A1 Direito, é um periódico científico quadrimestral, com publicações ininterruptas desde 1995, nos meses de Abril, Agosto e Dezembro. Sua missão é promover o aprimoramento dos estudos na área do Direito, especialmente nas seguintes linhas: “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”.

A NEJ é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

O periódico oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

A visão da revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ) consiste na publicação de artigos e relatos de pesquisas inéditos de autoria de docentes, discentes e pesquisadores, estimulando os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas que compõem sua Linha Editorial.

Access journal