PROTEÇÃO PROCESSUAL AMBIENTAL: A NECESSIDADE DE SE RECONSTRUIR O SIGNIFICADO DAS DECISÕES LIMINARES NAS QUESTÕES AMBIENTAIS

Autores

  • Cristiano Becker Isaia Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Jerônimo Siqueira Tybusch Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.14210/nej.v20n1.p171-202

Palavras-chave:

Processo Civil. Meio Ambiente. Decisão Liminar. Sumarização. Ordinarização.

Resumo

A complexidade da relação existente entre as políticas de proteção ao meio ambiente e o sistema processual civil desvelam a dificuldade com que o processo vem tratando da questão ambiental no contexto brasileiro. Este artigo propõe repensar a estrutura e a função do universo composto pelas decisões liminares nas ações que tratam da proteção/reparação do meio ambiente. Este trabalho visa compreender que o processo civil brasileiro, o que se deve ao legado liberal, tem se apoiado principalmente na posição ocupada pelo procedimento e pelo solipsismo do julgador, levando à inefetividade dos direitos relacionados a um meio ambiente saudável. Como metodologia, utiliza-se a pesquisa bibliográfica e o estudo de casos reais. A teoria de base utilizada é a fenomenológico-hermenêutica, que constitui um “deixar ver” que o fenômeno é essencial para o desvelamento, para que o jurista possa compreender a realidade, abnegada pelo positivismo jurídico e pela filosofia da consciência.

Downloads

Publicado

2015-03-27

Como Citar

BECKER ISAIA, C.; SIQUEIRA TYBUSCH, J. PROTEÇÃO PROCESSUAL AMBIENTAL: A NECESSIDADE DE SE RECONSTRUIR O SIGNIFICADO DAS DECISÕES LIMINARES NAS QUESTÕES AMBIENTAIS. Novos Estudos Jurí­dicos, Itajaí­ (SC), v. 20, n. 1, p. 171–202, 2015. DOI: 10.14210/nej.v20n1.p171-202. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/nej/article/view/7199. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos