• Resumo

    POR ONDE ANDAM OS ESTUDOS SOBRE CAPITAL SOCIAL NO CAMPO DO TURISMO? UMA META-ANÁLISE

    Data de publicação: 22/03/2012
    O presente artigo trata do tema capital social, como elemento do desenvolvimento local, no campo do turismo. O objetivo do estudo é analisar a produção científica sobre capital social no turismo, buscando, inicialmente, identificar os paradigmas que orientam o trabalho dos pesquisadores e a forma como o tema tem sido discutido na academia. Foram selecionados nove artigos de duas bases de dados: Business Source Premier e Periódicos On-line. Foi desenvolvida uma ferramenta de análise destes artigos considerando aspectos metodológicos e contribuições para o campo do conhecimento. Como principal resultado, pode-se concluir que as pesquisas sobre capital social na área do turismo carecem de uma visão mais pluralista e que há um amplo espaço de trabalho sobre o tema, especialmente nas áreas de turismo e desenvolvimento local, formação do profissional do turismo, impactos das atividades turísticas, entre outros temas que envolvem o campo do turismo.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal