• Resumo

    DOS MODELOS AOS SISTEMAS: UMA ANÁLISE DA JUSTIÇA CONSTITUCIONAL COMPARADA DE LUCIO PEGORARO

    Data de publicação: 08/08/2019
    O presente artigo oferece uma resenha crítico-informativa do
    livro Giustizia Costituzionale Comparata: Dai modelli ai sistemi, escrito por Lucio Pegoraro. O livro propõe uma reclassificação dos sistemas de justiça constitucional espalhados pelo mundo, em substituição ao modo dicotômico de classificar esta instituição.
  • Referências

    CAPPELLETTI, Mauro. O controle judicial de constitucionalidade das leis no direito comparado. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1999.

    PEGORARO, Lucio. Giustizia costituzionale comparata: dai modeli ai sistemi. Torino: G. Giappichelli, 2015.

    ______. La circulación, la recepción y la hibridación de los modelos de justicia constitucional. Constitucionales, Madrid, n. 6, p. 393-416, 2002.

    Anuario Iberoamericano de Justicia Constitucional: Centro de Estudios Políticos y

    ______, Derecho constitucional y método comparativo. In: Memoria del Congreso Internacional

    de Culturas y Sistemas Jurídicos Comparados, Serna de la Garza, UNAM, 2005.

    ______; RINELLA, Angelo. Derecho Público Comparado. México: UNAM, 2015.

    ______; RINELLA, Angelo. Introducción al derecho público comparado. México: UNAM, p. 69.

    ______; RINELLA, Angelo. Las fuentes en el derecho comparado. Tradução: Marta León; Daniel Berzosa; Jhoana Delgado. Lima: G. Giappichelli, 2003.

Novos Estudos Jurí­dicos

A revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ), Qualis A1 Direito, é um periódico científico quadrimestral, com publicações ininterruptas desde 1995, nos meses de Abril, Agosto e Dezembro. Sua missão é promover o aprimoramento dos estudos na área do Direito, especialmente nas seguintes linhas: “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”.

A NEJ é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

O periódico oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

A visão da revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ) consiste na publicação de artigos e relatos de pesquisas inéditos de autoria de docentes, discentes e pesquisadores, estimulando os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas que compõem sua Linha Editorial.

Access journal