• Resumo

    Os impactos da COVID-19 nas viagens de turistas brasileiros: conjuntura e perspectivas na eclosão e na expansão da pandemia no Brasil

    Data de publicação: 25/02/2021
    A Organização Mundial da Saúde declarou em 2020 estado pandêmico relacionado à Covid-19 (sigla em inglês para Doença do Coronavírus 2019). O estudo descreve características da epidemia e sumariza projeções de organismos internacionais acerca de seus impactos sobre o setor de turismo e viagens. O objetivo consiste em mensurar impactos da pandemia sobre as viagens e o turismo na perspectiva dos consumidores brasileiros que estavam viajando ou pretendiam viajar à época da expansão da doença. São objetivos específicos: Identificar impactos sobre as viagens em curso ou programadas; Descrever como turistas brasileiros avaliam as medidas e as políticas públicas para mitigação dos impactos no turismo; Identificar a perspectiva dos respondentes em relação à prática do turismo e viagens no período posterior ao surto. A metodologia tem natureza de pesquisa exploratória e abordagem quantitativa, com delineamento de websurvey aplicado em abril/2020. Os resultados apontam que 69,51% dos respondentes foram diretamente impactados pela pandemia, com altos níveis de interferência, resultando no adiamento das viagens. Os participantes apoiam medidas de isolamento social, percebem impactos no turismo e avaliam que só será seguro voltar a viajar em período superior a seis meses. Estima-se que, com o término da pandemia, o turismo poderá contribuir com a recuperação socioeconômica.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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