• Resumo

    A aplicação da teoria das restrições - TOC no planejamento da capacidade e do mix de unidades habitacionais em empresas hoteleiras

    Data de publicação: 19/08/2008
    A hotelaria no Brasil passa por mudanças com a vinda de grandes redes internacionais, com processos de gestão eficientes que causam nos hotéis mais tradicionais problemas de sobrevivência. Para enfrentar estes desafios algumas organizações hoteleiras buscam aperfeiçoar seus processos operacionais, com adequação da capacidade, melhora da produtividade e, conseqüentemente, minimização dos custos. É neste sentido que se desenvolve o tema central deste trabalho: aplicar a Teoria das Restrições no processo de planejamento da capacidade e do mix de unidades habitacionais em empresas hoteleiras. A Teoria das Restrições – TOC baseia-se no gerenciamento sistêmico da capacidade do processo de execução dos serviços, eliminando os excessos e ajustando-o no atendimento das necessidades dos hóspedes. Portanto, a metodologia utilizada para atingir o objetivo deste artigo é a pesquisa descritiva, conduzido através de revisão bibliográfica e documental quanto aos procedimentos e qualitativa quanto à abordagem. Os resultados obtidos indicam preliminarmente que o sistema tem grande potencial em empresas hoteleiras, ao permitir o planejamento da capacidade, a definição do mix de unidades habitacionais e a identificação e a eliminação das restrições do processo. Palavras-chave: Planejamento; Teoria das Restrições; Hotelaria.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal