• Resumo

    A COOPERAÇÃO ENTRE OS STAKEHOLDERS E O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DOS TERRITÓRIOS RURAIS – O CASO DA SUB-REGIÃO DO BAIXO ALENTEJO (ALENTEJO - PORTUGAL)

    Data de publicação: 15/03/2016
    Este artigo, que resultou de uma investigação de Doutorado, tem como objetivo analisar a importância da cooperação entre os stakeholders para o desenvolvimento turístico dos territórios rurais, numa perspectiva de sustentabilidade. A cooperação entre os atores chave do setor turístico 30representa uma mais valia, no sentido de promover os destinos turísticos rurais. Baseando-se numa investigação empírica de caráter quantitativo, procurou-se, com um questionário estruturado, aplicado via e-mail e correio tradicional aos stakeholders do setor público, setor privado e associativo do turismo, avaliar a percepção daqueles agentes, sobre as medidas e as áreas de atuação prioritária em termos de cooperação de modo a contribuir para o desenvolvimento turístico de uma sub-região de Portugal, o Baixo Alentejo, tipicamente rural. Concluiu-se que os agentes consideram importante haver uma cooperação intersetorial, pois: fortalece o turismo, contribuindo para a revitalização econômica e social dos territórios rurais; aumenta a competitividade empresarial; permite as trocas de recursos onde se inclui o capital, o conhecimento; e reforça a legitimidade das políticas de turismo. PALAVRAS-CHAVE: Turismo. Desenvolvimento Sustentável. Cooperação entre Atores.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal